terça-feira, 23 de agosto de 2016

Os 4 anos

Os últimos dias têm sido praticamente dedicados ao Diogo. O meu pequenino fez 4 anos na passada terça-feira.
Como era meio da semana decidimos que a festa seria no sábado em nossa casa como sempre fazemos, mas não podia deixar o dia em branco. Acordei cedo e fiz dois bolos, comprei bebidas e fruta e fomos fazer um piquenique aqui perto com os avós e os primos. Infelizmente acabou por ser um dia stressante... o Diogo desde manhã estava com mau humor, dizia que não queria fazer anos e recusou os presentes, recusou brincar, recusou o piquenique. Chorou quando quisemos cantar os parabéns e por isso dei por terminado o dia. Quando fomos embora dormiu algumas horas e percebi que estava cansado, que precisava do espaço dele. Já nem sabia se devia fazer a festa ou não. 


Não desistimos. 

Passei o resto da semana entre dar-lhe atenção, brincar e preparar a festa. Este ano fizemos uma festa mais pequena com os familiares mais próximos e a decoração foi mais simples. Canso-me tão facilmente que não ia conseguir mais elaborado. 


O tema foi Os Mínimos e o bolo de aniversário foi feito por mim. Não ficou perfeito mas é sempre feito com amor.


No sábado sempre que alguém chegava à festa o Diogo agradecia o presente, passou o dia muito feliz, na brincadeira, esperou pacientemente que todos se reunissem para cantar os parabéns e foi ele próprio a distribuir as fatias pelos convidados. Correu tudo muito bem! 


Eu entendo que na terça-feira ele não estava bem e devíamos ter respeitado o espaço dele. Não devíamos ter insistido. Se ele não queria festa nem brincadeira não devia ter tido. Mas nós insistimos. Foi um erro e não quero que se repita. 

Nós próprios precisamos do nosso espaço certo? Ás vezes, mesmo no nosso aniversário não estamos com disposição para festas, porque têm que ser as crianças diferentes?

Quanto aos presentes por norma não lhe damos. Recebe sempre imensas dos familiares que muitas vezes nem dá valor e por isso preferimos dar-llhe algo quando percebemos que ele tem interesse. Neste aniversário o presente mais bonito na minha opinião foi dado pelas primas. Criaram uma caixinha com um dvd dentro feito por elas com imensas fotografias que elas próprias tiraram ao longo destes 4 anos com o Diogo. Fizeram um filme com música que me deixou bastante emocionada. Adoro este tipo de presentes e é um verdadeiro tesouro que o Diogo guardará para sempre.



5 comentários:

  1. Muitos parabéns para o Diogo! :)
    E que prenda linda a das primas!
    Acho que tens razão, talvez fosse boa ideia ter um dia mais tranquilo na terça-feira. Mas é difícil não fazer nada num dia que consideramos (e é) tão importante! Entendo-te perfeitamente, acho que eu iria fazer na mesma alguma coisa, mesmo que achasse que era melhor não. :P

    ResponderEliminar
  2. Que dia feliz deve ter sido!

    Muitos Parabéns ao Diogo e a toda a família.
    Que tenha muita saúde e muitas felicidades.
    As fotos estão muito bonitas.

    ResponderEliminar
  3. O bolo ficou muito bem. Parabéns ao Diogo. Os meus filhotes, principalmente o Afonso, também chorava sempre que se cantava os parabéns. Agora adora a atenção especial, mas isso durou até aos 5 anos.
    Muitos Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Diogo e a vocês pelos 4 anos.
    Às vezes esquecemos que eles são crianças, porque queremos marcar os dias deles.. É normal acontecer.. ;)
    Esse presente das primas... Eu derretia com um assim. São sempre mais especiais quando são personalizados. Que bela ideia elas tiveram :)
    Beijinho
    Lu, blogdamamalu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Que bela ideia :)
    O bolo está super giro.

    ResponderEliminar