terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Realidades

Acho que não estou preparada para a realidade que me espera. A realidade em que as crianças são um pouco mázinhas umas com as outras e que provavelmente serão com o Diogo. 
O Diogo está a ser educado com as avós. Não lida muito com crianças pequenas, só as vezes com filhos de amigos. Lida mais com primos que são maiores. 
Penso sempre que há tempo para tudo e tendo as avós disponibilidade prefiro assim. Prefiro que seja educado e amado em casa até aos 4 anos. Eu assim fui criada.

Cada vez mais reparo que os meninos hoje em dia são mais agressivos talvez por causa dos desenhos animados que passam a vida nas lutas. 

São mais invejosos. Conheço meninos que não são capazes de emprestar nada aos outros. Tiram logo da mão e dizem  "isto é meu!". 

São viciados em brinquedos e não vão a lado nenhum onde não chateiem os pais para comprarem nem que seja um a bola de 1€. 

Sinceramente não fui educada assim. Fazia birras, gritava (e bem alto!) mas partilhava, brincava com todos na escola e tinha presentes duas vezes no ano. Quando saía com os maus pais podia ver o brinquedo mais bonito do mundo mas não abria a boca. Ainda hoje não sou capaz de pedir presentes. Se me perguntarem se quero alguma coisa pelo Natal eu não sei responder. 

Espero que o Diogo continue determinado. Que faça birras que eu também as fiz. Mas que seja um bom menino como sempre foi até agora. Que seja determinado mas sem inveja, agressividade e ganância. 

As vezes, muitas vezes, tenho medo do futuro. 




6 comentários:

  1. Prepara-te...as minhas filhas (que se calhar foram demasiado protegidas por mim) têm sofrido um bocadinho com isso. Os miúdos, quando querem, são muito cruéis uns com os outros.

    ResponderEliminar
  2. A única coisa que podes fazer é educá-lo com muito amor. E com valores em que acredites. Vais ver que correrá tudo bem. :)

    ResponderEliminar
  3. É perfeitamente normal que tenhas medo, mas vai com calma, um dia de cada vez e tudo se faz :)

    ResponderEliminar
  4. São, as crianças de hoje podem ser até muito cruéis umas com as outras, mas olha, sabes que o meu L é "mais bebé" que os da idade dele, mas na sala dele são todos super queridos para ele. Há uma menina que lhe está sempre a fazer festinhas na cara e dar-lhe o empurrãozinho nas costas quando ele não quer ou não percebe que é para ir ter com a educadora. Ainda na sexta, quando o fui buscar, estavam todos na rua com os das outras salas, enquanto eu falava com a educadora, pelo menos metade vieram despedir-se dele e meter-se com ele. No outro dia, no parque, depois de ter sido ignorado por uns miúdos mais velhos que o acharam pequeno de mais para brincar com ele, veio um, com uns 7 anos, que esteve mais de meia hora a brincar à farta com ele. E no fim dizia à mãe: mãe, fiz um amigo novo!!!! :D
    Por isso, sim, há meninos muito mauzinhos, mas também há os que são super queridos. E é nesses que temos de concentrar as nossas energias. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ano passado havia uma menina na sala dele que ficava aflita quando o via chorar e ia dar lhe abraços, o grande amigo dele do infantário, no outro dia, na natação, enquanto eu e a mãe dele os vestiamos, fazia-lhe festinhas. Por isso não desesperes, tal como os mauzinhos, também há miúdos bons em todo o lado. ;)

      Eliminar
  5. tenho quase o mesmo medo... os meus já andam no jardim infantil...

    ResponderEliminar