segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

TPC

A escola do Diogo incentiva muito à leitura desde cedo e aos trabalhos realizados em casa com a presença dos pais. 

Outro dia num grupo do Facebook de escolas alternativas uma mãe criticava imenso esta ligação escola/casa. Dizia que as professoras deviam fazer o trabalho delas e que era uma parvoíce os pais terem que "fazer" estes trabalhos com os filhos. Discordo. Por exemplo: se eu quisesse ler um livro ao Diogo ele aceitaria de bom grado porque adora livros, mas se lhe dissesse "olha agora faz um desenho sobre o que lemos" ele poderia muito bem dizer "oooooh não queeeloooo". Mas como eu digo "a professora pediu para fazeres um desenho, vamos a isso?" Ele faz com todo gosto (ainda que com alguma preguiça...). 

Há aqui uma ligação entre escola e casa que me agrada bastante, e não é só através destes trabalhos. A professora do Diogo fala muito connosco e mantém os pais ao corrente de todas actividades na escola através de mensagens e fotografias via telemóvel. Eu pelo menos fico muito descansada que assim seja. Consigo perceber quais as dificuldades do meu filho e assim consigo-o ajudar. 

Neste segundo período as crianças trazem um saco branco de tecido, que mais tarde vão decorar, para casa com um livro e um caderno de registos todos os fins de semana. Incentiva à leitura (aposto que há pais que não lêm livros aos filhos) e ao desenho. 

O primeiro do Diogo foi o "Perdido na Neve". Venham mais!!!






O cão Ollie aos olhos do Diogo 

Que acham destas actividades? Sei que há pessoas mesmo muito ocupadas mas passar tempo com os filhos é uma prioridade. 





4 comentários:

  1. Acho importante, sem dúvida, que haja uma ligação casa /escola. É importante sabermos o que os nossos filhos fazem e quais as suas maiores dificuldades.

    ResponderEliminar
  2. São atividades muito importantes. Eu concordo e penso que devem ser bem exploradas! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo com essa ligação e com o envolvimento dos pais nas actividades. O que me custava era quando a mais velha (entre o 1º e o 4º ano) vinha para casa, todos os dias da semana cheia de fichas e afins para fazer.

    ResponderEliminar
  4. Acho muito bem e acho que não só é muito importante como é fundamental :)

    ResponderEliminar