domingo, 10 de junho de 2018

Brincar sem sujar

Sentei-me a vê-los brincar. É costume irmos imensas vezes ao parque e desde que a Carolina descobriu a caixa de areia que passou a ser o divertimento favorito. Vamos carregados de baldes e pás não vão outras crianças querer partilhar da brincadeira. Chegam a medo... mas depois estão em família. Não há nada melhor que brincar ao ar livre. 


E nos dias de chuva? Será que correr e brincar na chuva fará assim tão mal? Não me parece.

  É bom para eles e é bom para nós. Podem correr à vontade, fazem amizades, reencontram colegas. Socializamos. E se chover... umas galochas, uma capa e um banho quente no fim do dia.


A Carolina brinca com o balde e a pá, o Diogo com o camião de areia. Estou sentada ao pé deles deliciada com esta imagem quando reparo numa senhora que andava pelo parque agarrada à sua mala, sapato de salto e saia, mas logo desviei o olhar para uma menina com um lindo e longo cabelo castanho que me fez lembrar a mim, quando tinha a mesma idade. Estava de vestido, meias e sabrinas. Começou a medo e com curiosidade a caminhar para junto de nós e eu sorri-lhe como que a convidar para brincar. 

"Nem penses ir para aí! Vais te sujar toda!" 

A menina voltou para junto da mãe com uma cara tão triste que me partiu o coração.

A minha pergunta é: qual é o problema? Qual é a ideia desta mãe levar a criança para um parque e não deixa-la brincar com outras crianças com medo que se suje? Porquê?

Claro que se vai sujar. Vai rasgar as meias, amassar as sabrinas, meter areia no cabelo. As crianças não são manequis de loja. Não andam aqui para ficarem bem na fotografia. As crianças precisam de saltar, correr, brincar e de se sujar. 

Para a próxima querida mãe da malinha, traga uma roupa extra. Umas leggins e uma tshirt não pesam no saco e garanto-lhe: vai oferecer uma boa memória à sua filha. 


Segue-nos no facebook!


 

14 comentários:

  1. Ser criança é brincar e sujar :D

    Claudia - Mulher XL
    www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  2. Isso acontece tantas vezes que até chateia. As crianças não podem ser crianças, são quase robots, todas iguais e seguindo todas as mesmas regras. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... infelizmente. No meu tempo podia-me sujar a vontade. Chegava ao fim do dia negrinha!

      Eliminar
  3. Ou então, contrate um duplo. Enquanto o filho fica sentadinho, sem se sujar, o duplo esfrega-se todo e diverte-te como nunca.

    ResponderEliminar
  4. Concordo completamente :) até sou apologista da roupa baratinha que assim mesmo que se rasgue não doí na carteira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A roupa deles nem dura muito tempo... crescem tão rápido! Se sujar paciência, lava-se!

      Eliminar
  5. Nós também costumamos ir para um parque assim, e como vocês levamos o hardware todo ahaha, mas infelizmente também já assisti a situações dessas, e perguntei-me o mesmo " Então porque a trouxe para aqui? " mas acho que a resposta é sempre a mesma, uma questão de que a agenda dos pais está primeiro!!! Não deixa de dar muito dó ver as carinhas com que ficam...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se têm agenda fazem outro tipo de actividade... mas que custa andar com uma roupa extra na mala? São tão leves que não pesam nada...

      Eliminar
  6. Para isso mais vale não levar a miúda ao parque. Ficar a olhar para os outros e não poder participar não vai fazer bem nenhum à criança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não. Há sempre actividades que não sujam muito tipo andar de baloiço. Devia ser a ideia.

      Eliminar
  7. Quanto mais sujos melhor a brincadeira;)

    ResponderEliminar