quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A Maria nasceu

A Maria nasceu dia 2 de Novembro com 38 semanas.

Tinha combinado ir ao hospital ter com o médico ao inicio do dia e assim foi. Ás 9h00 da manhã estávamos lá e quando o obstetra me viu disse-me para ir caminhar e almoçar, que assim que fossem 14h00 tinha a certeza que estaria por lá novamente com dores. Assim foi.
Fui caminhar, almocei um hambúrguer de frango (o mesmo almoço que comi antes de ter o Diogo) e as 14h00 lá estava eu a entrar no hospital com dores. As 15h00 e pouco entrei no bloco de partos. 

Só agora tive coragem para escrever. 


O obstetra foi desde o início fantástico. É por isso que o mulherio o adora. 
Entrei na sala de partos e já tinha uma anestesista à minha espera e duas enfermeiras parteiras. Logo a seguir tinha uma médica obstetra. Epidural dada, relaxei. Com o Diogo sofri tanto. 

A enfermeira decidiu rebentar as águas e infelizmente cometeu um erro... devia ter me administrado um antibiótico antes de o fazer. A consequência foi a Maria entrar em sofrimento devido ás contracções muitíssimo fortes e a probabilidade de poder contrair um vírus, tal como aconteceu com o irmão, pelo que entendi. A médica chateou-se com a enfermeira e ordenou que se afastasse do parto. Tentava me manter calma e acreditar que nada de mal ia acontecer. Deram-me medicação para as contracções diminuírem de intensidade, fiquei muito enjoada e com quase 10cm de dilatação mandaram-me puxar. Tinha que ser mesmo sem vontade, a Maria estava a sofrer. Três puxões e a minha princesa estava cá fora. Não tive dor, não sofri, foi um parto lindo e rápido. 

O meu estado zen logo passou. 

Tudo parecia bem. A pediatra disse que era perfeita. Foi me colocada no colo para contacto pele a pele mas não mamava. Estava apática tal como o irmão quando nasceu. Comecei a ficar preocupada e ainda mais quando uma auxiliar olhou para ela e decidiu-a levar de mim. 

Não nos foi dito nada cerca de meia hora. Depois de insistirmos lá nos disseram que ela tinha o nível do açucar muito baixo e por isso estava numa máquina de reanimação que a mantinha quente mas que estava bem. Passado um tempo veio para o meu colo novamente.  Passaram a noite a picar-lhe o pé e no dia seguinte o nível de açucar estava normalizado. Continuava a não mamar, dormia muito e davam-lhe leite até vomitar. O meu nível de stress aumentava.

De manhã levaram-na novamente para fazer analises. Queriam saber se tinha algum vírus. Não tinha. 
Depois veio uma pediatra fazer o exame diário e chamou o pediatra chefe (o que tratou do Diogo) porque tinha suspeita de algo no coração. Não tinha.
Depois veio uma pediatra falar comigo. Perguntou-me se tinha alguém na família com alguma alteração genética. Disse que sim, Trissomia 21, apesar de ser filha de um primo. Aí disse-me que a minha filha teria que fazer um exame no dia seguinte para despiste. Desconfiavam de algo e era necessário. 

Nesse momento não aguentei mais, fartei-me de chorar. Não dormia há dias, estava com imensas saudades do Diogo, tinha muitas dores na coluna e estava cansada de tanta análise e suspeitas. Ligamos ao obstetra que no dia seguinte logo cedo de manhã estava ao meu lado a acalmar-me. Tinha a certeza que ela estava bem e garantiu-me informar-me do resultado mal saísse. Está negativo. 

Depois fui eu. Não me queriam deixar ir para casa. Estou com anemia e perdi muito sangue mas uma enfermeira teve tanta pena de mim que falou com o médico para me dar alta com a condição de tomar medicação em casa e não fazer qualquer esforço. Já não aguentava mais o hospital. Foram duas noites horríveis num quarto com 4 camas, 3 mães, 3 bebés, 3 pais. Precisava do meu quarto, da minha cama, do meu espaço. 

Regresso a casa conto depois...

Uma coisa é certa e tenho a certeza: eu sabia que ia amar esta filha, só não sabia que ia amar tanto. É bem verdade quando dizem que temos a capacidade de dobrar o tamanho do nosso coração.




16 comentários:

  1. Muitos, muitos parabéns. Muita saúde e felicidade junto do teu menino e da tua menina e resto da família. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. muito parabéns pela linda Maria.
    És uma mulher muito corajosa.
    A tua partilha é muito importante para todas as mães.
    Muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  3. Espero que esteja tudo mais calmo e que a tua recuperação seja bastante rápida. A tua menina é tão fofinha! <3 Aproveitem bem e mais nada de sustos! :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela princesa.
    è parecida contigo.

    Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns é linda :)
    Tenho pena que tudo não tenha corrido melhor nos primeiros dias mas tenho fé que tudo vai correr bem agora. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que linda a Maria! Muitos parabéns!
    Obrigada pela partilha, ainda bem que está tudo perfeito! <3 Que a Maria seja sempre muito feliz e traga sempre muita alegria a todos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Além das coisas menos boas que aconteceram, o importante é que ambas estão bem. Tens uma filha linda e perfeitinha :)**

    ResponderEliminar
  8. Oh mamã os meus parabéns e uma vida cheio de sorrisos para essa princesa linda! Tanto susto logo numa altura em que as nossas hormonas não nos deixam pensar. O que interessa é que agora estão em casa e com tudo despistado e bem. Força! Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. Que linda! <3 ai! =D

    Parabéns! Parabéns! =)


    Um beijinho dourado.

    ResponderEliminar
  10. Muitos, muitos, muitos parabéns!
    A Maria é linda! Maravilhosa!
    Tenho a certeza que tudo irá continuar a correr pelo melhor. Estes primeiros dias são sempre difíceis, por qualquer motivo, se não é um, é outro, mas entretanto tudo se resolve.
    Mtos beijos, CH
    Bonecas de Papel

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns! Desejo muitas felicidades. A minha Emma nasceu um dia antes, no dia 1. Tal como tu, sofri mais no pós parto. É mesmo um amor sem explicação.

    ResponderEliminar
  12. É tão bom quando podemos sentir a felicidade imensa nos outros... Parabéns! E obrigado por partilhares connosco a tua felicidade. Por certo que o menino também sofre do mesmo "Mal", mas temos que dizer: ela é lindaaaaa! Mesmo muito bonita. Um autêntico pedaço de amor!
    Só temos pena que, em Portugal, não haja mais condições. Era bom que não fosse preciso que uma mãe tivesse de abdicar do seu descanso e privacidade num momento frágil e tão seu. Era bom que nenhuma mãe tivesse que ter sustos e sofrimento a mais por incompetência. Mas enfim, errar é humano e o que vale é que tudo está bem.
    Votos de muitas felicidades! :)

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Vânia, um bocado atrasados mas de coração. Espero que a viagem a 4 esteja a ser maravilhosa. Beijinhos grandes cá de casa <3

    ResponderEliminar