terça-feira, 12 de junho de 2018

A dor da amamentação

Contamos com 19 meses de amamentação. Com o Diogo foram 8. Diz mé mé sempre que quer mamar. O Diogo chamava mé mé à chupeta. Há coincidências engraçadas. Ela nunca quis chupeta.

A amamentação com o Diogo aconteceu, ainda que num estado medonho de stress, sem problemas. O Diogo quando nasceu teve que ser internado na neonatologia e então era quase crucial, na minha cabeça, que eu tivesse leite para alimenta-lo. Passado dois dias apareceu, sem dor. A pega foi muito difícil, a mama era imensa para uma boca tão pequena e preguiçosa de sono. Mas insisti e persisti mesmo quando as enfermeiras diziam "vou ali fazer um biberão". Não mamou mais biberão depois de sair do hospital.

A Carolina continua. Mama de manhã e à noite, mesmo depois de um médico ter perguntado:

Está a pensar dar-lhe de mamar até ela ir para a escola e ser gozada pelos colegas? 

(o doutor também tem essa cara e não estou aqui a gozá-lo pois não?)

A Carolina tem 19 meses e segundo a Organização Mundial de Saúde a amamentação em exclusivo deverá ser até aos 6 meses e complementado até aos 2 anos de vida ou mais. Não entendi a dúvida.

Estava eu confiante que ia tudo fluir de maneira muito fácil e até achava estranho quando diziam que amamentar doía imenso. Nunca me doeu, nunca tive gretas, nunca chorei... até ter a Carolina.

No mesmo dia que chegamos a casa senti-me estranha. Tinha uma dor leve no peito e pensei que o leite devia estar a aparecer e fui me deitar porque tinha estado sem dormir 2 noites. Quando acordei não me mexia. Queria me mexer e não conseguia tal era a dor. Chamei pelo meu marido uma, duas, três vezes e nada. Tinha adormecido também e estava tão exausto que não acordava. Fiz um esforço hérculo para me levantar. Tinha febre, tremia e tinha tanto frio como nunca tive. Chamei, chamei até que não aguentei mais de dor e chorei tudo que tinha a chorar. Foi absolutamente horrível. 

O leite era imenso, não havia maneira de sair e estava prestes a ir novamente para o hospital com mastite se não tivesse tido a ajuda da Mãe Carla (doula). A minha solução foi meter-me na banheira com água quente a correr e com as mãos massajar as mamas e retirar todo leite. Tive duas horas debaixo de água, a chorar de dor, com o corpo dorido e numa tristeza descomunal. Precisava urgentemente dormir. Passo seguinte: gelo. Meter gelo no peito depois da água quente. O gelo faz a produção parar. Assim fiz algumas vezes até estabilizar. 

Nunca em toda a minha vida pensei que esta situação fosse possível e por isso alerto a todas futuras mães, tenham cuidado e estejam alerta aos sinais. Façam como eu fiz caso passem por algo semelhante e por favor: não desistam. Amamentar é uma bênção.  

Já passaram por isto? Amamentaram ou pensam fazê-lo?


Segue-nos no facebook!

13 comentários:

  1. Eu amamentei até aos 6 meses, o meu leite não era muito mas consegui :-)

    Depois disso e com a creche só amamentava de manha e à noite até que ele virou a cara e não quis mais, provavelmente secou a fonte...

    Mas amamentar para mim foi muito doloroso, e para ajudar apanhei sapinhos e o meu filho odiava bicos de silicone, estás a imaginar ... eu nesses dias já chorava só de pensar que estava perto da hora de amamentar...

    Muito bom este post, uma grande ajuda para futuras mamas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vão para a creche é um problema... e foi o meu quando o deixei com a avó, por isso deixou de mamar aos 8 meses. Já a Carolina fiz de forma diferente.

      Eliminar
  2. Opá 💜💜
    Somos umas para as outras, querida. Na minha opinião, está tudo bem quando não se quer amamentar. Tudo bem. O problema é quando temos no ombro, uma mãe que quer visceralmente, amamentar. Apoio é preciso! Colo, amor e estarmos umas para as outras e entender quando temos de encaminhar a mãe para ajuda especializada. Felizmente, depois da tua tormenta, conseguiste! És uma ganda mamã 💜💜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho nada contra as mamãs que optam por amamentar, foi uma opção minha e que lutei com todas as forças para conseguir :)

      Eliminar
  3. Belo testemunho, é uma ajuda enorme para quem não conhece esta realidade.

    ResponderEliminar
  4. Não tenho filhos e a amamentação é uma coisa que me assusta! Mas achei esse médico um tolo... xD Eu conheço quem tenha dado de mamar aos filhos até eles terem 4 anos! Aí ok, talvez seja demasiado... Aliás, foi demasiado porque o pequeno teve de ir para uma psicóloga e tudo quando deixou de mamar. Mas se é recomendado pela OMS até aos 2 anos, não sei qual o problema dele...

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito mesmo que seja tudo a seu tempo. Não te assustes com a amamentação, tudo valeu a pena!

      Eliminar
  5. Já ouvi vários relatos de sofrimento e dor durante a amamentação, no entanto, de todas as mães que o disseram também disseram que voltariam a amamentar tal e qual e a suportar tudo novamente, pois vale cada segundo dada a força da ligação que têm com o/a filho/a quando estão a amamentar.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que não tenha sido um momento nada fácil e que a dor tenha sido horrível. Mas gosto desse lado de esperança e de que, apesar destes contratempos, continua a ser uma ocasião muito próxima e especial com o nosso filho :)

    r: Aconselho! Os dois primeiros volumes também estão disponíveis do Spotify
    Também continuo a ouvir muitas das que ouvia na adolescência, sabe tão bem

    ResponderEliminar
  7. Cada amamentação é uma experiência diferente... Realmente o pediatra não foi muito assertivo... mas pronto... temos que ter certos filtros ativos apenas para "ouvir apenas o que interessa"...
    Experiências de amamentação: 1ª - 15 meses, 2ª 17 meses, 3ª em curso (de momento 14 meses)...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar