sexta-feira, 25 de março de 2016

6 semanas

Estatisticamente estou grávida de 6 semanas. Ás seis semanas do Diogo já me sentia enjoada, tonta e comecei a tomar Nausefe para conseguir trabalhar até ao fim da gravidez. Desta vez os únicos sintomas que tenho é a barriga inchada. Ando bem, normalíssima e espero ficar assim até ao fim. 

Finalmente consegui marcar uma consulta com o Dr. Cláudio Rebelo. É obstetra no hospital Cuf, e ouvi falar muito bem dele... tão bem que tem sempre a agenda hiper cheia. 

Na gravidez do Diogo fui acompanhada apenas pelo SNS e deparei-me com situações um pouco más para quem está grávida. No final da gravidez não fui acompanhada pelo hospital como deveria ser. A médica foi de férias e não fui mais contactada. Fui lá mais que uma vez e ninguém sabia do meu processo, tinha se perdido. Descobriram mais tarde o processo numa outra área que nada tinha haver com a obstetrícia. Já com 40 semanas e sem consulta tive que ir à urgência para me verem e para marcarem o parto. No parto não haviam anestesistas, apenas uma no hospital o que acho absolutamente surreal. Quando chegou ao pé de mim já tinha 8 cm de dilatação e uma dores que nem consigo descrever. Rebentaram as águas e viram que o liquido estava verde. Não me levaram para cesariana e esperaram pelo parto normal. Quando o Diogo nasceu não o aspiraram completamente. Eram 8h25 da manhã. As 16h00 desse mesmo dia a enfermeira da obstetricia achou o Diogo estranho e levou-o. Ficou internado 1 semana porque estava com Sepsis. O Diogo podia ter morrido e isso nunca me vai sair da cabeça. Tudo poderia ser evitado se tivesse sido acompanhada devidamente. 

Desta vez vou querer ser acompanhada de perto e com a marcação desta consulta apareceu o medo. 
O medo de ir à consulta e não ouvir o coração. De ver uma expressão preocupada na cara do médico. Tenho medo que não esteja a correr bem. Mas afinal, qual é a grávida que não sente medo?...  


O Diogo levantou a camisola e meteu a barriga para fora e disse "Olha mamã!"
Eu disse "Que barriga gordinha!"
Ele respondeu "Não! É um bebé!"

4 comentários:

  1. :) Vai correr tudo bem.
    Mas, podendo, vai mesmo a um médico particular. Se tiveres seguro de saúde, melhor.
    Vou ao SNS às vezes, pedir receitas, apenas. E, mesmo assim, às vezes tenho que lá voltar porque passaram mal as receitas. Infelizmente, não confio absolutamente nada no SNS. Já passei por várias situações caricatas que me fazem pensar assim. Felizmente, nada de grave, também porque estou sempre muito atenta.
    É muito chato que assim seja porque pagamos e muito para termos um SNS, mas mais valia investir num seguro de saúde.
    Tudo de bom! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns e que tudo corra bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As gravidezes são todas diferentes. Faz tudo que aches que deves fazer para viveres esta gravidez da forma mais tranquila que consigas! Vai correr tudo mais do que bem!

    ResponderEliminar
  4. Vai correr tudo bem querida, vais ver que sim :)

    ResponderEliminar